
VEGANISMO E GRAVIDEZ: SÃO INCOMPATÍVEIS?
Segunda, 13 de Setembro de 2021 - 12:28
O veganismo é um estilo de alimentação de base vegetal que exclui carne, peixe e derivados de origem animal, como os lacticínios e os ovos. Quanto maior o nível de restrição da variedade dos alimentos disponíveis no padrão alimentar adotado, maior é o risco de ocorrência de défices nutricionais. O acompanhamento nutricional ao longo de toda a gravidez é, por isso, fundamental.
A dieta vegan, por ser bastante restritiva, pode conduzir a carências nutricionais. Numa gravidez vegan é importante que garanta que a sua alimentação diária inclui um leque variado de alimentos de origem vegetal e que monitorize regularmente os nutrientes-chave, como o aporte proteico de ferro, iodo, zinco, cálcio, ácido fólico e vitaminas D e B12.
EXISTEM CUIDADOS ESPECIAIS PARA AS GRÁVIDAS VEGAN?
A ingestão intercalada e diária de leguminosas, como o feijão e a soja, dos seus derivados (tofu e seitan), cereais integrais, pseudocereais (quinoa e trigo sarraceno), cogumelos, frutos oleaginosos, como avelãs e amêndoas, e sementes (abóbora, linhaça, girassol e sésamo) é suficiente para atingir as necessidades individuais de proteína. No entanto, pode ser necessário adicionar suplementos proteicos à base de arroz e ervilhas.
Leia o artigo completo na sua Revista H50.