
VAMOS FALAR DE CONTRACEÇÃO. SEM TABUS!
Quinta, 13 de Outubro de 2022 - 12:33
De acordo com o relatório da ONU “O Estado da População Mundial 2022”, 50% das gravidezes no mundo não são planeadas. Falamos de 121 milhões de mulheres e adolescentes que engravidam sem querer e, dessas, 60% abortam.
Vários são os fatores relacionados com as gestações não planeadas: pobreza, níveis de escolaridade baixos, exposição à violência ou ausência da utilização de métodos contracetivos. É neste último eixo que os profissionais de saúde conseguem intervir de forma positiva, sensibilizando para a importância do uso correto e continuado dos métodos contracetivos.
A maioria dos casais que tencionam evitar uma gravidez não utilizam métodos modernos e seguros de contraceção, muitas vezes por falta de informação. É com o intuito de promover práticas seguras que os farmacêuticos das Farmácias Holon dinamizam um projeto que pretende sensibilizar os seus utentes, e a camada mais jovem da comunidade, educando e apresentando soluções.
Os farmacêuticos são os profissionais de saúde a quem as pessoas recorrem primeiramente, quando existe um problema de saúde ou dúvidas sobre a toma dos medicamentos. Assim, a farmácia é o local onde os jovens mais se dirigem para procurar informação e apoio em caso de sexo desprotegido. Para os ajudar a terem uma vida sexual segura e saudável e a estarem mais informados sobre as várias opções sobre contraceção. É à farmácia que as mulheres recorrem em situações de sexo desprotegido. Muitas delas tanto desconhecem os métodos contracetivos disponíveis como não têm informação suficiente sobre o tema.
É neste âmbito que as Farmácias Holon, em parceria com a Organon, lançam a campanha “Contraceção sem Tabus”. A campanha será dinamizada através de ações de sensibilização à população, com especial foco nos alunos do ensino secundário das escolas locais.
Contamos com todos para partilhar informação útil e, assim, continuar a contribuir para reduzir alguns números: Sabia que em 2008 foram contabilizadas 18 600 interrupções voluntárias da gravidez (IVG) e que em, 2021, o número baixou para 12 000? Nas Farmácias Holon não temos dúvidas de que a educação e a literacia na vertente da saúde sexual são sinónimos de mais saúde para a comunidade.
Acompanhe também as conversas em direto, com profissionais de saúde, sobre “Contraceção sem Tabus”, no Instagram das Farmácias Holon.
Autor: Diana Soares Pereira, Farmacêutica