TRATAR DA PELE NA GRAVIDEZ

Segunda, 16 de Maio de 2022 - 16:59

A gravidez é um período de grandes mudanças: a pele e o cabelo da mulher não ficam de fora destas alterações. As estrias e manchas são queixas frequentes, que pode prevenir.

 

A gravidez pode suscitar grande entusiasmo, mas também dúvidas e incertezas. Ocorrem mudanças hormonais, responsáveis por alterações na aparência da mulher, bem como um rápido aumento do volume corporal, mudanças metabólicas, vasculares e emocionais. O aumento das hormonas (estrogénio e progesterona) reflete-se também na pele. Surge a hiperpigmentação localizada, o cloasma, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas, tipicamente localizadas na testa, no lábio superior, no nariz e nas bochechas, ou a linea nigra, linha pigmentada que surge na zona abdominal, entre o umbigo e a região púbica. Também as mamas sofrem alterações de hiperpigmentação ao nível da aréola mamária. Devido ao aumento repentino do volume corporal, a maioria das mulheres desenvolve estrias nos seios, na barriga, nas ancas e até nos glúteos ou coxas. As estrias ocorrem devido à quebra de fibras de colagénio e elastina da derme, camada intermédia da pele. Já o cabelo apresenta um crescimento mais intenso, que se reflete numa queda acentuada no período pós-parto.

CUIDADOS REDOBRADOS

É verdade. Na gravidez, à semelhança de todos os outros dias do ano, o protetor solar nunca deve faltar na rotina diária de cuidados da sua pele. O protetor solar, com FPS 50, previne as manchas e o agravamento de patologias cutâneas. Para além disso, é importante prevenir a secura cutânea e aumentar a elasticidade da pele, para que esta seja menos favorável ao aparecimento de estrias. Pode ainda esfoliar, uma vez por semana, a pele do corpo, com um esfoliante suave. Depois, aplique produtos hidratantes e nutritivos.

Leia o artigo completo na sua Revista H54