
Sofre de queda sazonal de cabelo? Saiba porquê!
Segunda, 14 de Outubro de 2019 - 21:43
DERMOFARMÁCIA HOLON
CONHEÇA OS CONSELHOS DA NOSSA FARMACÊUTICA, SARA PATRÍCIO
Cada pessoa tem entre 100 a 150 mil cabelos. Em média, perdemos diariamente entre 50 a 100 fios de cabelo. No início da primavera e no final do verão, esta queda intensifica-se. Saiba como pode ajudar o seu cabelo e evite estas perdas!
Existem vários fatores que podem explicar uma queda de cabelo mais acentuada durante um determinado período: stress, cansaço, período pós-parto, alimentação desequilibrada, a toma de certos medicamentos e cirurgias. No entanto, é sobretudo no início da primavera e no final do verão que a maioria das pessoas verifica uma maior queda de cabelo.
Esta perda sazonal relaciona-se com as alterações hormonais provocadas pela maior exposição à luz solar. A radiação induz muitos folículos a entrarem em fase de queda, razão pela qual a queda de cabelo ocorre principalmente após as férias.
Este fenómeno é normal e, à medida que a queda vai diminuindo, os folículos produzem novos cabelos para substituir o que foi perdido.
No entanto, se a queda se tornar excessiva, poderá tratá-la recorrendo a produtos farmacológicos ou cosméticos que estimulem o crescimento mais rápido de novos cabelos.
De entre as várias opções, os champôs têm uma ação mais limitada visto que o seu tempo de atuação é insuficiente para produzir uma ação antiqueda. Os suplementos são especialmente úteis, uma vez que garantem que o organismo dispõe dos nutrientes necessários ao crescimento rápido e saudável de novos cabelos. Os sprays ou ampolas antiqueda de aplicação local têm uma ação rápida e eficaz, devendo ser utilizados por um período mínimo de 3 meses.
O tratamento irá depender do problema que se encontra na origem da queda de cabelo.
O segredo para tratar a sua queda de cabelo é recorrer a um especialista para que seja feita uma avaliação capilar e, deste modo, confirmar se se trata de uma queda de cabelo sazonal ou se tal se deve a outras causas!