PROTETORES SOLARES E AMIGOS DO AMBIENTE

Segunda, 17 de Julho de 2023 - 16:33

O verão está a chegar e as temperaturas quentes já se começam a sentir. Os veraneantes começam a procurar Protetores Solares que, para além de protegerem a pele do sol, protejam também o planeta.

Ainda que cada um de nós tenha os seus próprios requisitos quanto ao seu protetor solar de eleição, existem características comuns que valorizamos nos cuidados solares que utilizamos no dia a dia.

Nos últimos anos, tem-se verificado uma crescente procura por produtos sustentáveis e amigos do meio ambiente. Um estudo realizado pela Accenture, organização global líder em serviços profissionais, revelou que 72% dos inquiridos compra atualmente mais produtos amigos do ambiente do que há cinco anos.

Perante esta nova tendência de mercado, também no que toca aos Protetores Solares, as grandes marcas de cosmética têm vindo a dotar as suas linhas de solares com formulações mais sustentáveis, acondicionadas em embalagens mais ecológicas.

 

PROTEGER A PELE E O PLANETA

Alguns filtros solares – Octocrileno, a Oxibenzona e o Octinoxato - têm vindo a ser alvo de estudo por parte da comunidade científica, com o fim de se avaliar o impacto ambiental que podem ter, nomeadamente ao nível da saúde dos nossos oceanos. Na verdade, estes estudos associam a presença destes compostos nos oceanos à lixiviação ou branqueamento dos recifes de coral.

Os recifes de coral desempenham um papel importantíssimo no nosso ecossistema. Protegem a zona costeira de grandes ondas e albergam cerca de 30% da vida marinha. Estes organismos vivos são cobertos por algas que, além de lhes conferirem as suas cores vivas, são também a sua fonte de alimento. Porém, quando expostos a fatores de stress, os corais expulsam as algas. Como consequência, recuperam a sua cor branca e ficam sem alimento, acabando, muitas vezes, por morrer.

Ainda que os filtros solares acima referidos estejam aprovados pela União Europeia, em 2018, o Havai foi o primeiro Estado Norte Americano a proibir a venda de Protetores Solares com Oxibenzona e Octinoxato nas suas formulações, com o fim de proteger os seus recifes.

Desta forma, percebe-se que optar por alternativas, existentes no mercado, sem a presença deste tipo de ingredientes é uma escolha inteligente e responsável.

Hoje, e baseados nas evidências científicas, não temos dúvidas dos benefícios da proteção solar para a saúde humana. Por isso é muito importante usá-la sempre que necessário: à sombra e ao sol e nas quantidades certas. E agora, que também já sabemos, devemos optar pelos protetores mais amigos do ambiente e com embalagens recicláveis!

Catarina Oliveira | Farmacêutica e Gestora de Produto Produtos Holon