PREPARAR O VERÃO!

Quarta, 17 de Maio de 2023 - 14:45

É hora de cuidar mais de si e de obter o tão ambicionado “corpo de verão”. Se a sua alimentação saiu do trilho durante os meses mais frios, mude o “chip” e elimine esses quilos extra.

Depois de meses de frio, com o corpo escondido, e com o sol a começar a espreitar por entre as nuvens, talvez seja hora de começar a no verão! Existe aquela frase, “corpos de verão fazem-se no inverno”, mas nem sempre é assim. É perfeitamente normal que o inverno tenha trazido alguns quilos, mas com algumas mudanças e escolhas alimentares acertadas é possível perdê-los durante a primavera.

Frutas e legumes

Uma ótima dica para entrar em forma neste verão é incorporar as frutas e legumes na sua dieta. São ricos em fibra e água, permitindo estar sempre mais saciado. E ajudam a ter aquele brilho de verão, graças ao betacaroteno e às vitaminas A e, C e E que são ótimas para a pele. Devemos por isso privilegiar, o consumo de frutas e legumes alaranjados como a manga, papaia, abóbora e cenoura; os hortícolas de cor verde-escura como couves, brócolos, nabiças e espinafres. As frutas como o quivi, citrinos e morangos são também excelentes opções para os lanches e snacks substituindo alternativas menos saudáveis como bolos, bolachas e chocolates.

Mantenha-se hidratado!

Beber água diariamente e ao longo dia é uma regra de ouro, que deve ser mantida todo o ano. A hidratação não é apenas fundamental para a manutenção do peso através da supressão da fome, mas também tem impacto da saúde dos seus órgãos, pele e cabelo. Não é assim tão difícil atingir os níveis ótimos de hidratação. Beba um copo de água antes do pequeno-almoço, leve água consigo para todo o lado, recorra a chás e infusões (sem adição de açúcar) e não se esqueça da sopa. Por fim, evite as bebidas alcoólicas e ricas em cafeína porque estas provocam desidratação.

Mexa-se!

Se tem o hábito de praticar exercício físico ao ar livre ou em ginásio, perfeito! Mas se por algum motivo, o exercício físico não está presente no seu dia a dia, tente mudar isso. Mesmo em dias atarefados ou recheados de compromissos, com a devida organização, é possível arranjar uns minutos para o exercício. O tempo já está melhor, os dias maiores, por isso tente reservar uma pequena parte do seu dia para um passeio ou uns simples exercícios em casa.

Não se esqueça das proteínas!

Após o exercício, é necessário recuperar o corpo. As proteínas têm um papel fundamental na manutenção ou aumento dos níveis de massa muscular. Existem muitas fontes de proteína como carne e pescado, ovos, laticínios e proteínas vegetais (tofu, feijão, quinoa, etc.) às quais pode recorrer. Uma dieta rica em proteínas também ajuda a controlar os níveis de fome e a aumentar o metabolismo. Se é alguém que tende a ter desejos de açúcar ao longo do dia, experimente tomar um pequeno-almoço ricos em proteínas. Talvez fique surpreendido com as diferenças!

Na hora das compras!

Antes de ir às compras, planeie as suas refeições para a semana e faça uma lista de compras, para não ficar tentado a comprar produtos de que não precisa. Se durante a semana tem pouco tempo para cozinhar, prepare as suas refeições antecipadamente e reserve. Assim economiza bastante tempo e possibilita-lhe uma refeição saborosa e saudável mesmo naqueles dias mais longos e atarefados.