
PELE SAUDÁVEL NO VERÃO
Terça, 19 de Julho de 2022 - 17:46
Os dias mais longos e as temperaturas mais altas são um desafio para manter a pele saudável e protegida. Saiba como aproveitar o melhor do sol, sem prejudicar a sua pele. Siga as recomendações de Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica e especialista em Dermofarmácia.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Para além de proteger-nos contra bactérias ou vírus, tem funções sensoriais (tato, frio, dor) e excreta substâncias que precisam ser eliminadas do organismo. Portanto, é essencial cuidar dela, especialmente durante o verão, quando os níveis de radiação ultravioleta (UV) são mais altos e podem danificar mais a pele. A exposição solar tem benefícios, entre eles estimular a produção de vitamina D e a melhoria do humor, mas, ao longo do tempo, pode ser prejudicial. A Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo estima que, em Portugal, os vários tipos de cancro de pele resultem em mais de 400 mortes por ano. Outro dos efeitos negativos da exposição prolongada à radiação UV é o envelhecimento precoce da pele, causando rugas e manchas.
CUIDAR, CUIDAR, CUIDAR!
O uso de proteção solar, mesmo em dias nublados, bloqueia os raios solares. Os raios solares estão presentes em todas as estações (não só no verão!) e a pele acumula danos ano após ano. Porém, a maior parte dos danos causados pelo sol ocorre nos meses de verão, sendo a altura do ano em que os cuidados devem ser redobrados.
Conheça o artigo completo na sua Revista H