
Pele na menopausa: o que muda?
Quarta, 16 de Abril de 2025 - 14:51
A pele é conhecida por refletir a saúde do organismo. Estas manifestações são também visíveis ao longo do ciclo hormonal. Na menopausa não é exceção.
A menopausa é um processo biológico natural e inevitável na vida de todas as mulheres. Está associada a uma série de manifestações físicas e emocionais, que variam de mulher para mulher. Para muitas, esta etapa pode trazer mudanças na perceção de si mesmas e impactar a autoestima. Por isso, torna-se essencial reforçar os gestos de autocuidado, através da adaptação das rotinas e da utilização de produtos adequados, que ajudem a atravessar este período com confiança e otimismo.
Alterações cutâneas
A diminuição da produção de estrogénio conduz a alterações na produção do colagénio, elastina e ácido hialurónico, as proteínas que intervêm na estrutura, elasticidade e hidratação da pele. Esta torna-se tendencialmente mais seca, fina e menos elástica, surgem as rugas, a flacidez, diminui a luminosidade e há perda de volume facial. Em paralelo, os androgénios, como a testosterona, mantêm-se em circulação, promovem a libertação de sebo na pele, potenciando a acne e alguns pelos.
Ao longo da sua vida, abusou da exposição solar, especialmente sem os devidos cuidados de proteção solar? Nesse caso, é normal que a sua pele se apresente mais frágil, as rugas estejam mais profundas, assim como as manchas (acastanhadas, roxas ou mais claras), em especial nas zonas de maior exposição como o rosto, as mãos, o peito e os antebraços. Com os cuidados certos, é possível suavizar estes efeitos cutâneos, através de uma rotina de pele adequada e adaptada à nova etapa da vida e dum estilo de vida saudável.
Hidratação e proteção: os grandes aliados
Para contrariar a tendência natural da pele para desidratar, a aplicação diária de cremes hidratantes torna-se imperativa. No rosto, produtos com ingredientes como o ácido hialurónico, o colagénio, os retinoides, a vitamina C e a niacinamida, potenciam a hidratação, a renovação cutânea e a ação antioxidante.
A hidratação deve ser reforçada em todo o corpo, particularmente nas zonas onde a pele se torna mais fina, como as pernas, os braços, os joelhos e os cotovelos. Opte por duches de curta a média duração, evitando a água muito quente. O hábito de aplicar diariamente protetor solar é transversal a todas as fases da vida e deve ser implementado o mais cedo possível, para evitar os efeitos cumulativos dos raios solares.
Em suma, a menopausa é uma fase que pode trazer alguns desafios para a saúde da pele. Mas, uma abordagem integrada e adaptada a cada necessidade é a chave para minimizar os seus efeitos, preservar a vitalidade cutânea e, consequentemente, o conforto e bem-estar.
Joana Cruz | Farmacêutica
Leia o artigo completo na Revista H, exclusiva das Farmácias Holon.