OTITE CANINA: CONHEÇA OS SINAIS DE ALERTA

Sexta, 03 de Janeiro de 2020 - 17:22

A otite canina é uma condição patológica frequente nos cães. Raças com orelhas pendulares e cães com alergias têm maior predisposição para terem otites.

A otite canina é uma condição patológica frequente nos cães, caracterizada por uma inflamação do pavilhão auricular e do canal auditivo e pode afetar um ou ambos os ouvidos.

Determinadas raças de cães com orelhas pendulares (Cocker, Labrador, Cão de Água Português, Cavalier King Charles) e/ou com excesso de pelos no pavilhão auricular têm maior predisposição para terem otites.

Cães com alergias (dermatite atópica ou hipersensibilidade alimentar), situações que levem ao aumento de humidade do canal auditivo, traumatismos e a presença de ácaros no ouvido (Otodectes cynotis) também contribuem para aumentar a incidência de otites.

 

CONHEÇA OS SINAIS DE ALERTA

 

O diagnóstico começa em casa. O cão costuma abanar frequentemente a cabeça, coçar intensamente uma ou ambas as orelhas, poderá ter dor ao toque e o pavilhão auricular apresenta cerúmen de cor mais escura e com um cheiro intenso.

A confirmação do diagnóstico só é possível após um exame completo do canal auricular e um exame microscópico da secreção do ouvido. Idealmente serão necessários exames laboratoriais, como cultura e antibiograma, para determinar o agente infecioso responsável pela otite e o tratamento mais adequado.

 

Não descure a saúde do seu animal. Leia o artigo do Dr. António Mieiro, Médico Veterinário, na Revista H41.