OLHEIRAS: PREVENIR E CUIDAR

Quarta, 17 de Maio de 2023 - 14:27

Ninguém gosta de se ver ao espelho e ter-se aquele ar cansado. As olheiras ficam mais evidentes depois de noites mal dormidas, mas há outras razões que podem contribuir para o seu agravamento.

As olheiras são áreas de pigmentação mais escura na região periorbitária, debaixo dos olhos. Por norma afetam os dois olhos e são as mulheres quem mais se queixam de desconforto. As olheiras podem ser divididas em três tipos: de cor mais azulada, as olheiras cinzentas e as castanhas.

As olheiras arroxeadas são causadas pela falta de descanso e têm origem vascular. Uma noite bem dormida pode ajudar a atenuá-las, mas, e até lá, a utilização de cremes de contorno ocular com aplicadores metálicos estimulam a área e diminuem o seu aspeto. A aplicação de compressas geladas também é opção, quando se deseja um efeito imediato.  Mas é uma solução passageira. As olheiras cinzentas são causadas pela anatomia óssea e de gordura do rosto. Ou seja, resultam da sombra provocada pelos desníveis já que a zona periocular se encontra mais funda que as áreas envolventes.

No caso das olheiras castanhas, estas resultam da hiperpigmentação da zona periocular devido à exposição solar ou ao simples envelhecimento. A deposição excessiva de melanina é responsável pela hiperpigmentação destas olheiras. O ideal é fazer um uso regular de cremes e séruns de olhos com ingredientes, como retinol e vitamina C.  

Eliminar definitivamente as olheiras é difícil devido à tendência individual e à fragilidade da pele nessa zona. Mas é possível manter o problema controlado adotando rotinas de cuidados estéticos, com a aplicação de produtos adequados, e hábitos saudáveis: boas horas de sono, atividade física regular e alimentação equilibrada!

Leia o artigo completo na Revista H60, disponível nas Farmácias Holon.