
OBESIDADE ANIMAL: TRAVE ESTE CICLO VICIOSO!
Sábado, 26 de Outubro de 2019 - 13:36
A obesidade animal é um distúrbio nutricional que afeta cada vez mais animais em todo o mundo. Este problema pode desencadear sérias consequências para a saúde do seu melhor amigo, se não for revertido.
Considera-se excesso de peso, quando o peso dos cães e dos gatos é, pelo menos, 15% superior ao ideal. Já quando ultrapassam 30% do peso ideal são considerados obesos.
A má alimentação e a pouca/nenhuma atividade física são as principais causas para este problema. Oferecer aos nossos amigos de quatro patas algum alimento da dieta do dono - como pão, pizza e chocolate - é prejudicial para a saúde dos animais.
Outros fatores que poderão levar ao excesso de peso são: idade do animal, esterilização, raças com predisposição, estilo de vida do tutor e problemas articulares.
No caso dos animais que já sofrem de excesso de peso, para reverter esta situação é preciso ser bastante cuidadoso.
Não se deverá forçar um emagrecimento repentino, devendo a dieta ser espaçada por alguns meses. No que diz respeito ao exercício físico, este deve ser controlado e aumentado gradualmente para que o animal não se exercite mais do que aquilo que realmente é capaz.
Está na hora de deixar de dar aquele bocadinho de torrada ao seu animal, para que o possa ter saudável ao seu lado o máximo de tempo possível!
Leia o artigo do Dr. António Mieiro, Médico Veterinário, na Revista H 39.