O REGRESSO DOS MEDICAMENTOS MANIPULADOS

Quinta, 18 de Abril de 2024 - 11:36

No campo da terapêutica, sempre existiram medicamentos manipulados, cujo foco é exatamente o de um tratamento personalizado. «Há muito que oferecemos respostas terapêuticas em diferentes áreas e com diversas composições e formulações. E, de facto, sempre conseguimos obter grandes respostas e resultados com esses tratamentos», elucida Jorge Filipe Fresco, responsável pela área de medicamentos manipulados da Farmácia Holon BPlanet. Da sua experiência, as especialidades que mais vezes recorrem à prescrição de medicamentos manipulados são a Dermatologia e da Pediatria. 

Mas, o que são os medicamentos manipulados? «Apresentam-se enquanto fórmulas prescritas pelos médicos, com vista a personalizar um tratamento para um utente específico. Estes tratamentos surgem com o intuito de adaptar uma dosagem; uma forma farmacêutica de um medicamento já existente no mercado (como por exemplo, em Pediatria); ou produzir uma fórmula de raiz com princípios ativos adaptados ao tratamento e patologia em questão», explica o farmacêutico.  

Num modelo de complementaridade da medicina de precisão, Jorge Filipe Fresco adianta, «por vezes, em algumas situações, temos verificado que não existe uma resposta terapêutica tradicional disponível. O que disponibilizamos, e o que o utente observa, é as mais-valias obtidas por via de um tratamento que lhe é dirigido, uma resposta personalizada e centralizada nele». Esta perceção, permitiu que, em 2022, na Farmácia BPlanet tenham sido preparados 85 lotes de medicamentos manipulados e, em 2023, o número tenha aumentado para 154 lotes. Números que poderão aumentar nos próximos anos.  

 

Saiba mais na sua revista H65, exclusiva das Farmácias Holon