
«O NASCIMENTO DO BEBÉ DEVE SER FATOR DE MELHORIA DA VIDA DA MÃE E DA FAMÍLIA»
Terça, 27 de Dezembro de 2022 - 15:07
Há mais de 30 anos que a Ajuda de Mãe tem uma forte presença na comunidade. Através do acompanhamento psicossocial, acolhimento, formação e reintegração profissional, a associação é um porto seguro que reforça a autoestima e capacita as mães para a sua autonomia. Para Madalena Teixeira Duarte, presidente da Associação, o mais gratificante é ver estas mulheres seguirem com os seus projetos de vida.
H - Qual a missão da Ajuda de Mãe?
Madalena Teixeira Duarte - A Ajuda de Mãe é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com 31 anos de existência, que apoia grávidas e mães de bebés. A nossa missão é que o nascimento do bebé seja um fator de melhoria da vida da mãe e da família.
H - Quantas pessoas apoiam?
M.T.D. – Este ano, e até ao momento, apoiámos 1166 grávidas e mães e acolhemos 37 mães e bebés.
H - Na prática, como se estabelece esta relação?
M.T.D. – O primeiro contacto com a Ajuda de Mãe é, por norma, a linha SOS Grávida, uma linha telefónica, anónima e confidencial. Neste primeiro contacto são esclarecidas dúvidas relacionadas com gravidez, maternidade, sexualidade e planeamento familiar. Além disso, sempre que necessário, damos resposta através dos diferentes serviços da instituição ou encaminhamos para os recursos disponíveis na comunidade. Na área da grande Lisboa e Santarém temos oito gabinetes onde atendemos e acompanhamos grávidas e mães, a nível social, psicológico, na formação e na inserção profissional.
Dispomos, ainda, de três residências de acolhimento, onde acolhemos grávidas adultas e adolescentes, e mães adolescentes, e apoiamos na concretização do seu projeto de vida. Numa outra vertente, promovemos formações e projetos que potenciam as competências pessoais, sociais e parentais das mães capacitando-as enquanto mulheres e como mães, e contribuindo para a aquisição de autonomia.
H – Quais as vertentes de apoio às grávidas e mães adolescentes?
M.T.D. – Contamos com inúmeros projetos que ajudam a fazer a diferença. Por exemplo, o Espaço Grávida (direcionado para a preparação para o nascimento); o projeto Ser+Mãe (encontros de partilha e de aquisição de competências pessoais e parentais); "Conversas sobre..." (workshops sobre temas de parentalidade); Massagem Infantil; Escola de Mães (um projeto de combate ao abandono escolar e capacitação pessoal para grávidas e mães adolescentes); Capacita-TE (módulos de competências para a empregabilidade que, com o Emprega-TE, presta apoio na procura ativa de emprego); e o projeto Mães à Obra (gabinete de logística e aquisição de competências laborais, que procuram que as mães se sintam mais preparadas para integrar um emprego). Através da linha SOS Grávida ou no domicílio, o projeto Vamos Dar de Mamar apoia e aconselha sobre o aleitamento materno, privilegiando o aleitamento exclusivo até aos seis meses e o regresso ao trabalho.
Leia o artigo completo na sua Revista H58