
«NUNCA PENSEI RECUPERAR TÃO BEM DA QUEIMADURA.»
Terça, 27 de Dezembro de 2022 - 14:53
A utente Conceição Moreira tem 63 anos e há muito tempo que conhece a Farmácia Vitória. Recentemente recorreu à equipa devido a uma queimadura, consequência de um acidente em casa: o derrame de água a ferver em cima do antebraço esquerdo que originou uma queimadura de extensão considerável.
Perante a situação, a equipa presente naquele dia prestou os primeiros socorros necessários. Mas o tratamento requeria um acompanhamento mais regular e a utente acabou por solicitar o seguimento pela equipa do serviço de Enfermagem Holon, por forma a garantir uma boa evolução cicatricial da queimadura.
A cada dois dias, Conceição Moreira deslocava-se à farmácia para ser acompanhada pelo enfermeiro. Ao longo da semana, a evolução dos tratamentos era registada através de um registo fotográfico e de um descritivo elaborado pela equipa multidisciplinar constituída por farmacêuticos e um enfermeiro. A cada 15 dias, o tratamento era realizado pelo enfermeiro e pela equipa em conjunto. O tratamento, até a cicatrização total, levou cerca de 2 meses.
A equipa da Farmácia Vitória encontra-se potenciada e apta para dar resposta às necessidades da comunidade em que se insere. Um exemplo disso é a prestação de cuidados de primeiros socorros, como é o caso do tratamento de feridas. Este é um dos focos de prestação de cuidados da equipa da farmácia, em articulação com o Enfermeiro Holon. Esta interação possibilita uma resposta multidisciplinar às solicitações, cada vez mais recorrentes, dos utentes da farmácia.
Conceição Moreira refere: «sempre tive confiança na equipa da farmácia, em especial na Dra. Cristina, que sempre ajudou nos tratamentos. Durante todo o processo fui muito bem tratada, e agradeço toda a paciência que tiveram comigo. Nunca pensei que ficasse tão bem desta queimadura». Afirmou ainda: «recomendo este serviço a todos os que procuram e reconhecem o profissionalismo e a personalização de cuidados». Concluímos que a multidisciplinariedade assume uma preponderância acrescida, quando falamos em questões de prevenção da saúde e tratamento de doença. A farmácia não é exceção no que respeita a esta dinâmica.
Saiba mais na sua Revista H58