Farmácias Holon_serviço de nutrição

Mindful eating

Quinta, 06 de Fevereiro de 2025 - 09:56

Disfrutar de uma refeição saborosa é um dos grandes prazeres da vida, porém fatores como o stress do dia a dia têm vindo a fazer com que o ato de comer perca espaço na rotina.  

Mindful eating ou alimentação consciente é uma abordagem que envolve a atenção plena no momento da refeição. Exige que a pessoa se conecte e aprecie o momento, experienciando o sabor, o cheiro, a textura dos alimentos bem como as sensações e emoções relacionadas, sem julgamento. Visa promover uma relação mais equilibrada com a alimentação. 

Tem como princípios fundamentais a atenção plena ao comer, com a redução das distrações durante as refeições, promovendo o reconhecimento dos sinais de fome e de saciedade. Permite uma conexão no momento presente, em que a pessoa come devagar, saboreia cada porção de alimentos, prestando atenção às sensações de sabor, aroma e textura, apreciando a refeição com satisfação. Além disso, a pessoa aprende a escutar os sinais internos do corpo e determinar o momento de comer e de parar, conseguindo distinguir a fome física e emocional. 

Como praticar mindful eating

- Elimine as distrações: evite o telemóvel e a televisão. Faça as suas refeições em locais calmos e sentado à mesa; 

- Observe bem o prato! Lembre-se que “os olhos também comem” e ter um bom aspeto visual poderá fazer a diferença na apreciação da refeição. Quanto mais colorido, mais apelativo o prato fica!  

- Envolva o olfato! O cheiro da comida é um ponto crucial na refeição!  

- Mastigue devagar e disfrute da textura dos vários alimentos no prato, a temperatura a que a comida está, e como se sente em relação a isso.  

- Pergunte a si mesmo se realmente sente fome! Muitas vezes sentimos fome como consequência da exposição ao stress e ansiedade ou até em situações entediantes.  

A alimentação consciente é uma prática que promove uma relação mais saudável e equilibrada com a comida, incentivando a apreciação plena das experiências alimentares e o respeito aos sinais internos do corpo. Ao adotar essa abordagem, é possível melhorar a saúde física e mental, além de desenvolver hábitos alimentares mais conscientes e satisfatórios. 

 

Rita Lucas – Nutricionista 

 

Leia o artigo completo na Revista H69, exclusiva das Farmácias Holon.