INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Terça, 19 de Julho de 2022 - 17:24

Um terço da população portuguesa sofre de intolerância à lactose. Esta intolerância alimentar está associada a alguns sintomas gastrointestinais que incluem dor e inchaço abdominal, diarreia e náuseas. Saiba como se pode proteger deste desconforto.

A intolerância à lactose está relacionada com a má digestão da lactose, um açúcar naturalmente presente nos laticínios. A principal causa desta intolerância alimentar é a ausência ou deficiência da lactase - uma enzima intestinal responsável pela digestão da lactose. A lactose é um dissacarídeo composto por duas moléculas de açúcar ligadas entre si, glucose e galactose. Apenas quando a ligação entre estas duas moléculas é quebrada pela lactase é que é possível digerir corretamente a lactose.

ATENTO AOS SINTOMAS

A má digestão da lactose provoca, maioritariamente, sintomas gastrointestinais que incluem dor e inchaço abdominal, diarreia, obstipação, flatulência e náuseas. A intensidade destes sintomas depende, geralmente, da quantidade de lactose ingerida, do grau de deficiência da lactose e do tipo de alimento ingerido.

Considerando que a lactose se encontra exclusivamente presente em laticínios, a intolerância à lactose pode levar à diminuição do consumo destes alimentos. Esta redução acaba por originar um menor aporte de nutrientes essenciais como proteína de elevado valor biológico, cálcio e vitamina D. Por isso, é fundamental adotar uma dieta equilibrada que permita assegurar a obtenção diária destes nutrientes nas quantidades adequadas.

 

 

GUIA PRÁTICO PARA EVITAR A LACTOSE

No nosso dia a dia alimentar são inúmeros os produtos que podem conter lactose na sua composição. Siga o nosso guia prático e lembre-se, leia sempre a informação nutricional que consta das embalagens.

ALIMENTOS: Leite de vaca; Leite de cabra; Leite de ovelha; Leite condensado; Leite evaporado; Leite desnatado; Leite em pó; Iogurtes; Queijo; Manteiga; Natas; Papas lácteas com leite para crianças.

PREPARAÇÕES CULINÁRIAS: Puré, empadão, bacalhau com natas, gratinados com molho bechamel, strogonoff, carne e peixe frito ou panado, bolos, sobremesas, crepes, batidos.

 

ALIMENTOS PROCESSADOS QUE PODEM CONTER O ALERGÉNIO: Produtos de pastelaria, gelados, semifrios, chocolate, pudins, margarina, bolachas, pão de leite, cereais de pequeno-almoço, molhos industriais, carnes processadas (salsichas, fiambre, linguiça), refeições pré-confecionadas.

INGREDIENTES NA ROTULAGEM: Leite evaporado, leite desnatado, leite em pó, soro, soro de leite, proteína de soro de leite, caseína, hidrolisado de caseína, caseinato, coalho de caseína, lactoalbumina, fosfato de lactalbumina, lactoglobulina, lactulose, lactose, lactato de sódio/cálcio, manteiga.

 

Leia o artigo completo na sua Revista H55