
«A IDEIA DE QUE DORMIR POUCO É BOM, É VERDADEIRAMENTE ESTÚPIDA»
Quinta, 17 de Junho de 2021 - 15:43
Dormir bem é um dos segredos para manter uma boa saúde física
e mental. Há que adotar uma boa higiene do sono, para uma noite
verdadeiramente descansada. Entrevista com Teresa Paiva, Neurologista, especialista em Medicina de Sono.
H - Por que é tão importante dormir bem?
Teresa Paiva (TP) - Porque o sono assegura a nossa saúde, a nossa capacidade intelectual, cognitiva e de memória, e a nossa sobrevivência.
H - Nos últimos anos, parece estar na “moda” vangloriarmo-nos de que dormimos pouco…
TP – Sim, mas é algo que não faz sentido nenhum. Todos os grandes génios da época pós-industrial dormiam bem, se contar todas as diferentes disciplinas. Desde Einstein, ao Darwin, ao Beethoven. Três exemplos completamente diferentes, e todos dormiam muito bem e muitas horas. Também foi feito um inquérito, em Portugal, a pessoas bem-sucedidas e quase todos dormiam muitas horas. A ideia de que dormir pouco é bom, é uma ideia verdadeiramente estúpida, com consequências, igualmente estúpidas e pouco saudáveis.
H - Por que motivo dormimos mal?
TP - O que perturba mais o sono é, por um lado, a personalidade. As personalidades perfeccionistas e muito preocupadas, geralmente, gostam de estar em controlo de tudo e sob o controlo do sono. Por outro lado, levam as preocupações e tudo o que têm de fazer para a cama e, depois, não dormem. Essa é uma característica que, geralmente, é muito contrária ao sono. Depois, em termos de hábitos, tudo o que seja multimédia, desde a televisão às redes sociais, os jogos online, os iPad’s, os iPods, são ações que distraem as pessoas com tarefas não essenciais, mas que, por serem repetitivas, conduzem à redução do sono.
Leia a entrevista na integra, na sua Revista H49. Disponível na sua Farmácia Holon.