«A FARMÁCIA AJUDOU-ME A RESOLVER OS PROBLEMAS DO MEU PÉ. SINTO-ME MAIS SEGURO!»

Terça, 19 de Outubro de 2021 - 10:34

Na sua Revista H51 partilhamos a experiência de Augusto Borges que, mensalmente, é acompanhado pelo Serviço de Enfermagem da Farmácia Serejo, em Lisboa. 

 

 

 

NOME: AUGUSTO BORGES

IDADE: 80 ANOS

LOCALIDADE: LISBOA

OBJETIVO: PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES DO PÉ DIABÉTICO

Augusto Borges com 80 anos de idade, reformado, é uma pessoa ativa. E não se priva das suas caminhadas diárias. Numa das suas visitas habituais à Farmácia Serejo, em Lisboa, queixou-se à Dra. Ana, Diretora Técnica, que tinha muitas dores numa unha do pé e que o corte das unhas dos pés se tinha tornado uma missão impossível de realizar, principalmente sem ajuda.

Este desconforto começou a afetar a qualidade de vida de Augusto, já que as suas caminhadas diárias ficaram adiadas. “É um problema, sempre que tenho de cortar as unhas. Tenho dores, sangro e sinto que o problema não fica resolvido”, afirma Augusto. O seu histórico de Diabetes levou a Dra. Ana a aconselhar o utente a falar com a enfermeira Mafalda, numa consulta do Serviço de Enfermagem Holon. O objetivo era evitar que a doença trouxesse complicações e garantir que os seus pés estariam bem cuidados.

Na consulta, a enfermeira Mafalda prestou os devidos cuidados aos pés de Augusto: realizou o corte de unhas e, em paralelo, partilhou algumas orientações, essenciais ao dia a dia, com o objetivo de prevenir o aparecimento de feridas. No mesmo espaço, foi ainda avaliada a circulação arterial e realizado um teste de sensibilidade aos pés. “Fiquei a conhecer melhor o meu problema de saúde. Percebi a importância das meias e dos sapatos que uso e da hidratação diária dos meus pés”, refere Augusto.

Desde então, Augusto é acompanhado, mensalmente, no Serviço de Enfermagem Holon, e assim garante uma vigilância regular dos seus pés. “Agora sinto-me mais confortável. Posso fazer as minhas caminhadas, que os meus pés aguentam!”, conta.

Leia na integra, a experiência de Augusto Borges, naRevista H51