
Eritema da Fralda: Cuidar da pele do seu bebé
Terça, 03 de Maio de 2022 - 14:26
O Eritema da Fralda, é um dos principais problemas de pele com que pais e cuidadores têm que lidar após o nascimento dos seus bebés. Alguns cuidados de higiene extra e o uso regular de um creme-barreira protetor fazem toda a diferença e protegem a pele mais sensível.
O eritema da fralda, também vulgarmente chamado de assadura ou dermatite da fralda, consiste numa reação inflamatória da pele, caracterizada por vermelhidão, descamação da pele e aparecimento de pequenas úlceras, na zona de contacto entre a pele e a fralda, muito frequente em bebés e crianças, principalmente entre os 9 e os 12 meses. Esta inflamação resulta da combinação de vários fatores, entre eles:
- A pele do bebé ser, naturalmente, mais sensível e suscetível a reações inflamatórias;
- A fralda suja, uma vez que a pele do bebé se torna mais sensível em contacto com os agentes irritantes presentes na urina e nas fezes;
- A fralda justa, que fricciona a pele e remove a camada lipídica, naturalmente protetora da pele;
- A fralda ser, por si só, uma barreira oclusiva que aumenta o pH da pele e a humidade dessa mesma zona.
Todos estes fatores contribuem para a inflamação da pele e para a proliferação de microrganismos. Assim, observamos muitas vezes, uma estreita relação entre o Eritema da Fralda e infeções, principalmente pelo fungo Candida albicans, mas também por bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus sp., E. coli, e Bacteroides sp.
Leia o artigo completo da autoria da Dra. Catarina Oliveira, Farmacêutica e Responsável Produtos Holon, na sua Revista H54