
«É muito prático e fácil de utilizar e não imagina voltar a ter de fazer a gestão da medicação sozinha.»
Terça, 28 de Maio de 2024 - 10:08
Maria de Fátima Marques, utente da Farmácia Almancil, aderiu ao Serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM) em 2022. Enquanto cuidadora do seu marido, que sofreu um AVC, Maria de Fátima viu-se a braços com a responsabilidade de ter de preparar e garantir que o marido tomava, de forma correta, todos os medicamentos que lhe haviam sido prescritos. Mas, como veio a acontecer, o processo não foi fácil e passou a ser ainda mais difícil quando também ela ficou doente (um problema relacionado com a má gestão da medicação, que a conduziu a um episódio de desmaio que a deixou inconsciente durante 2 dias). Com um quadro de recuperação demorado e também a necessitar de muita medicação, era urgente libertar-se desta dupla tarefa.
Neste contexto, e percebendo a necessidade que existia de uma solução urgente e efetiva, o farmacêutico Pedro apresentou o Serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM). Quando iniciou o serviço, Maria de Fátima Marques apresentava um estado de saúde debilitado, que implicava a toma de múltipla suplementação e múltiplos medicamentos para a ansiedade.
Percebendo as mais valias, decidiu aderir ao Serviço para ter, não só o apoio na preparação da medicação, mas também um contacto de referência e apoio de saúde para ambos. «Foi fácil a utilização e integração do serviço no meu dia a dia. E sempre que tenho uma consulta médica levo comigo as saquetas e, assim, o médico percebe como estamos, os dois, a tomar os medicamentos», conta.
Ao longo do acompanhamento PIM, a utente foi gradualmente diminuindo a quantidade de ansiolíticos até ao momento em que se encontra, com uma terapêutica reduzida e um estado de saúde equilibrado. «É muito prático e fácil de utilizar e não imagina voltar a ter de fazer a gestão da medicação sozinha. Quando almoçamos ou jantamos fora também é pratico, pois, coloco na carteira e tenho a medicação sempre à mão», continua a utente.
Maria de Fátima valoriza muito o apoio e o contacto constante com os profissionais de saúde da Farmácia Almancil, pois dão-lhe a segurança que precisa na gestão das alterações terapêuticas, no “desmame” de medicação e no aconselhamento próximo. «Não me canso de recomendar este serviço, não só a conhecidos e familiares, mas às equipas médicas que a atendem», afiança.