
«É importante falar mais sobre a Incontinência Urinária!»
Segunda, 08 de Janeiro de 2024 - 14:17
Motivada por uma formação sobre incontinência urinária, ministrada pela equipa da farmácia Oeiras Figueirinha e dirigida aos colaboradores da Associação Coração Amarelo, Maria João Catalão decidiu enfrentar a sua condição e consultar um médico para a ajudar a resolver os seus sintomas de incontinência urinária.
No seu dia a dia, Maria João tentava contornar este problema com o uso de absorventes, em especial quando se ausentava de casa durante algumas horas. «As perdas de urina eram mais recorrentes durante o dia, sobretudo quando espirro. E espirro várias vezes pois tenho inúmeras alergias. Uma situação que se agrava nas estações mais frias», explica Maria João.
Em consulta médica da especialidade, foram-lhe prescritas medidas farmacológicas, e não comportamentais, para alívio dos sintomas. Numa visita à Farmácia Oeiras Figueirinha, a utente tomou conhecimento do projeto “Controle a agenda da sua bexiga”, uma iniciativa destinada a promover a intervenção do farmacêutico em pessoas com sintomas compatíveis com incontinência urinária. Foi neste âmbito que lhe foi aconselhado o suplemento Confymol®. Desde então, Maria João já identificou pequenas melhorias, e adianta «tenho ido menos vezes à casa de banho durante a noite». Mais difícil está a ser garantir a execução dos exercícios de kegel, aconselhados pela farmácia, mas, garante, «a seu tempo».
Fazendo um flash back, a utente relembra que durante muitos anos sofreu de infeções urinárias, o que pode ajudar a explicar, juntamente com a menopausa, a incontinência urinária. Na menopausa ocorre uma diminuição da produção de estrogénios, o que conduz a sintomas como aumento da frequência e da urgência em urinar, podendo também ser a causa das infeções urinárias. A utente reconhece a importância deste tema e o impacto que causa na vida de quem sofre com perdas de urina, e enaltece o trabalho da farmácia em abordá-lo junto das associações!
NOME: Maria João Catalão
IDADE: 67 anos
LOCALIDADE: Oeiras
OBJETIVO: Incontinência Urinária