DISBIOSE: PORQUE UM ANTIBIÓTICO NUNCA VEM SÓ…

Sexta, 03 de Fevereiro de 2023 - 16:41

A diarreia associada à toma de antibióticos é uma complicação frequente, que pode ocorrer durante ou após o tratamento com determinados medicamentos usados para o tratamento de infeções bacterianas. Este efeito pode ter diversas causas e depende da classe do antibiótico prescrito, da duração do tratamento e da suscetibilidade individual de cada um.

A disbiose é um desequilíbrio na flora intestinal resultante de uma alteração na quantidade e na diversidade de bactérias no intestino, o que pode causar inflamação e impactar negativamente a saúde gastrointestinal. Para além do transtorno que a disbiose e, consequentemente, a diarreia podem trazer à vida do doente, a maior preocupação para os profissionais de saúde é o abandono da toma de antibiótico.

Um tratamento ineficaz de uma infeção bacteriana aumenta a possibilidade de desenvolvimento de resistências ao antibiótico e, também, fica por se restabelecer o equilíbrio da microbiota intestinal, que se poderia prevenir ou tratar com a toma de um probiótico.

O aconselhamento de suplementos probióticos é uma prática que deve ser partilhada entre os diversos profissionais de saúde, sendo a taxa de recomendação atual considerada baixa.

Por esse motivo, as Farmácias Holon, em colaboração com a Biocodex, desenvolveram o projeto “Um antibiótico nunca vem só…”, uma intervenção junto das equipas das farmácias que visa à ativação do aconselhamento de UL-250® em acompanhamento à antibioterapia.

Saiba mais sobre esta campanha junto da sua Farmácia Holon.

 

Diana Pereira | Farmacêutica Holon