
DIETAS: À MEDIDA DE CADA UM
Quarta, 07 de Dezembro de 2022 - 16:40
Já pensou nas resoluções de Ano Novo? Tem no sapatinho o objetivo de perder peso e ser mais saudável? Para que, no próximo ano, não falhe este propósito siga as nossas recomendações. E comece já por encontrar um profissional qualificado para o ajudar, sem comprometer a sua saúde.
As dietas sempre estiveram na moda! A regra básica é, independentemente da tendência, procurar sempre um profissional qualificado, preferencialmente um nutricionista, para o ajudar a cumprir as suas metas para perder peso.
À data da elaboração deste artigo, são mais de uma dezena as dietas que “estão na moda”. Mas, e como nota Dulce Ramos, nutricionista nas Farmácias Holon, as diferentes dietas não são aplicáveis ao «grosso da população». Para que as mesmas sejam bem-sucedidas, há que a adaptá-las aos «objetivos individuais de cada um».
Como explica a nutricionista, “Dieta” significa “padrão alimentar” e deve ser baseada em bons ensinamentos alimentares, como a Dieta Mediterrânea (DM) e a Roda dos Alimentos. «As dietas “da moda” são, muitas vezes, restritivas e não combinam com saúde nem com bem-estar físico, mental e social com as consequências a surgir a longo prazo. A forma mais eficaz de emagrecer é incutindo hábitos e rotinas alimentares saudáveis adaptadas ao objetivo individual, aliados a um bem-estar mental, prática de exercício físico regular e boa qualidade de sono», explica.
Assim, se pretende começar alguma dieta «consulte, previamente, um profissional de saúde, nomeadamente um nutricionista, para melhor aferir o impacto que a dieta “da moda” poderá ter no seu organismo e recomendar o melhor plano para atingir os objetivos iniciais», reitera.
Leia o artigo completo da Revista H58