CUIDADOS DA PELE: 3 MITOS E 3 VERDADES

Quarta, 17 de Maio de 2023 - 14:29

A pele é o maior órgão do corpo humano e assume várias funções de extrema importância. No que toca aos cuidados da pele, nem todas as dicas de sabedoria popular funcionam.

Separemos a ficção da ciência para que não tenha dúvidas acerca dos cuidados mais indicados para a sua pele.      

Pele oleosa não precisa de hidratação. – Mito

Oleosidade e hidratação são conceitos distintos. A oleosidade está relacionada com o excesso de lípidos na pele, enquanto a hidratação com os níveis de água que este grande órgão retém. Uma pele oleosa pode ser uma pele desidratada. E uma pele desidratada tem tendência a aumentar a produção de sebo, promovendo a oleosidade. Assim, é muito importante para quem tem pele oleosa a adoção de uma rotina indicada para este tipo de pele, que inclua um creme hidratante que irá permitir o equilíbrio da mesma.

Banhos muito quentes podem ser prejudiciais para a pele. – Verdade

Banhos muito quentes removem a barreira cutânea da pele, promovendo a sua desidratação. Assim, devemos optar por banhos com temperatura semelhante à temperatura corporal.

Beber água hidrata a pele. – Mito

A ingestão frequente de água tem inúmeras vantagens para a saúde. No que diz respeito à hidratação da pele, não é percetível a relevância que a ingestão de água tem. A água chega à pele através da sua camada inferior, a derme, e é perdida pelo corpo através da epiderme, a camada superior. Assim, não há nenhuma quantidade de água que deva ser ingerida para controlar este sistema, que depende, apenas, da quantidade de água que o organismo está a utilizar e a perder no corpo.

Dormir bem tem influência na saúde da pele. – Verdade

É essencial respeitar as horas de sono recomendadas para a manutenção do bem-estar da pele. Durante o sono, as células da pele regeneram e o seu pH é restabelecido.

Em dias nublados não é necessário usar protetor solar. – Mito

O céu nublado tem capacidade de reduzir os raios UV em apenas 20 %. Esta redução não significa que não deva ser utilizado o protetor solar. Nestas circunstâncias, os raios UV continuam a representar um perigo para a saúde, podendo causar queimaduras e outras lesões na pele.

A alimentação interfere na saúde da pele. - Verdade

A alimentação saudável é fundamental para a boa saúde da pele. Através dos alimentos, esta consegue ter acesso a todos os nutrientes que necessita. Uma alimentação rica em frutas e vegetais, por exemplo, aporta vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres responsáveis pelo aparecimento de alguns sinais do envelhecimento cutâneo.

 

Catarina Oliveira Farmacêutica e Gestora de Produto Produtos Holon