
CONTRIBUIR PARA O BEM-ESTAR DE TODOS
Quinta, 06 de Fevereiro de 2025 - 09:43
A Farmácia Almancil tem em curso um projeto, em parceria com a Associação Social e Cultural de Almancil (ASCA), através do qual apoia a equipa de profissionais de saúde na preparação e gestão da medicação dos utentes do lar de idosos. Iniciativa pioneira, a parceria serviu de aprendizagem para a criação de sinergias semelhantes com outras instituições da região.
A parceria da Farmácia Almancil com a ASCA nasceu em 2019, depois de a farmácia ter percebido que algumas instituições necessitavam de acompanhamento ao nível do fornecimento da medicação e de preparação das tomas semanais. «O primeiro contacto surgiu no momento alto da pandemia Covid-19, na altura em que tinham as equipas mais desfalcadas. A parceria aconteceu com a nossa equipa a reforçar o apoio às equipas de enfermagem e à equipa médica. Em julho de 2021, introduzimos o sistema de PIM aqui na farmácia e o processo tornou-se mais eficiente, quer ao nível de tempo como de qualidade do serviço», explica Joana Lopes, coordenadora do projeto de intervenção comunitária da Farmácia Almancil.
Educar para a Saúde
Além do apoio ao nível da preparação da medicação, a Farmácia Almancil desenvolve outras atividades no âmbito da educação para saúde, direcionadas tanto para os utentes da valência do lar, como para os do centro do dia, com ações relacionadas, por exemplo, com os dias comemorativos. «No final do ano, assinalámos o Dia Mundial da Diabetes com a realização de rastreios e sessões de esclarecimento, sempre adaptadas à realidade das pessoas que estão à nossa frente, estejam ou não institucionalizadas. No fim do dia, acabamos por promover a educação para a saúde, não só para as pessoas que estão na ASCA – utentes e profissionais que lá trabalham -, como também acaba por ser extensível às famílias», elucida a técnica auxiliar de farmácia.
Relação de confiança
O balanço da parceria não podia ser melhor: «O projeto PIM é muito querido e muito importante para nós. Com ele percebemos o quanto, efetivamente, fazemos a diferença e o quanto é real, o impacto da nossa ação intervenção farmacêutica», reforça.
O projeto na ASCA serviu igualmente de aprendizagem para toda a equipa da Farmácia Almancil que, ao longo do tempo, foi criando parcerias com outras instituições locais. «O trabalho é sempre adaptado a cada instituição, para responder às diferentes realidades e necessidades. No entanto, o que aprendemos e fomos desenvolvendo com esta IPSS, em particular, foi essencial enquanto ponto de aprendizagem e de partida para o trabalho que se seguiu com outras instituições», assegura Joana Lopes. A forma pró-ativo e disponível da IPSS também ajudou a fazer a diferença, já que «estão sempre recetivos às nossas ideias e iniciativas, o que nos ajudam a refletir sobre como pensar “fora da caixa” e fazer chegar a saúde a mais pessoas».
Leia o artigo completo na sua revista H69, exclusiva nas Farmácias Holon.