CONHECE OS ALIMENTOS PROIBIDOS PARA O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 17:30

Os nossos animais de companhia têm a sua alimentação própria, à base de ração seca/húmida, que é formulada com todos os ingredientes necessários ao seu bom desenvolvimento. Atenção aos alimentos nocivos à sua saúde!


Nem todos os alimentos podem ser consumidos pelos animais, já que podem causar intoxicações, alergias ou mesmo a morte.

É conhecido o apetite exigente dos gatos, o que os leva a ser muito seletos nos alimentos consumidos, o que explica por que são menos suscetíveis a intoxicações do que os cães. Os alimentos mais comuns que podem provocar intoxicações nos gatos são: chocolate, uvas, passas, abacate, cerejas, cogumelos, cebola e alho.

No caso dos cães, há que evitar: o chocolate, uvas, passas, nozes, levedura, café, doces que contenham xilitol, abacate, cerejas, cogumelos, bebidas alcoólicas, cebola e alho.

Também o leite (com lactose) deve ser evitado quando o cão/gato é adulto. Isto deve-se ao facto de, tanto o cão como o gato, não serem capazes de produzir lactase (enzima que degrada a lactose) na fase adulta. Outro alimento de risco é o sal. Quantidades consideradas moderadas para uma pessoa, serão excessivas para um animal, pelo que a recomendação é não incluir sal, se cozinhar algo para o seu cão/gato (arroz; frango).

Leia o artigo do Dr. António Mieiro, Médico Veterinário, na Revista H40.