
COMEÇAR 2023 COM MAIS SAÚDE
Quarta, 07 de Dezembro de 2022 - 16:31
Já começou a pensar nas suas resoluções de Ano Novo? Seja quais forem os seus planos, inclua sempre a sua saúde nas metas. Veja abaixo o que ter em conta para uma vida saudável em 2023.
Para os mais supersticiosos e para quem gosta de cumprir tradições, o Ano Novo é uma época emocionante. Ao soar das 12 badaladas, uns comem 12 passas acompanhadas de 12 desejos, outros saltam de uma cadeira com o pé direito, sempre com a expectativa de que o ano seguinte venha repleto de prosperidade.
A aproximação do novo ano leva-nos a fazer o balanço dos meses que se passaram, e perspetivar metas a atingir no ano seguinte. Deixamos algumas sugestões do que pode acrescentar à sua lista de resoluções, para que 2023 seja um ano repleto de saúde.
VIDA MAIS SAUDÁVEL
- Praticar exercício físico de forma regular, além de ajudar a combater o excesso de peso, reduz a pressão arterial, fortalece os músculos, ossos e articulações e, ainda, diminui o stress;
- Manter uma alimentação variada e saudável, vai trazer-lhe mais energia, ajudar a prevenir doenças infeciosas, já que fortalece o sistema imunitário, ajudar na melhoria da qualidade do sono e a prevenir o envelhecimento precoce;
- Beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia, além de outros benefícios, diminui a retenção de líquidos, previne a obstipação e mantém a pele saudável. Segundo a Sociedade Europeia de Cardiologia, é possível associar a ingestão de 8 copos de água por dia à prevenção de problemas cardíacos;
- Deixar de fumar. 72h após deixar de fumar, a respiração torna-se mais fácil. Após 3 a 9 meses a sua função pulmonar vai melhorar em 10%. E após 15 anos, a probabilidade de ter um ataque cardíaco ou um enfarte do miocárdio é igual à de quem nunca fumou;
- Dormir mais e melhor vai contribuir para que mantenha o peso saudável, diminuir o risco de adquirir doenças como a diabetes e ajudar a melhorar o humor e a concentração.
- Usar protetor solar todos os dias. Ainda que em pequenas doses, o sol tem benefícios, a exposição solar pode causar queimaduras solares, hiperpigmentação, alergia ao sol e, em alguns casos, melanoma e carcinoma basocelular, vulgo, cancro da pele. Para evitar os danos da exposição solar, opte por utilizar, nas zonas expostas, protetor solar todos os dias.
A maioria das pessoas estabelece resoluções demasiado ambiciosas, o que faz com que estas acabem por falhar logo nas primeiras semanas do ano. Metas pequenas e sustentáveis terão mais impacto na sua vida do que imagina! Defina as suas. Em 2023 comprometa-se com a sua saúde!
Siga as recomendações de Catarina Oliveira, Farmacêutica e Gestora de Produto Produtos Holon.
Saiba mais na sua Revista H58