
Campanha “SALVA VIDAS”
Terça, 03 de Novembro de 2020 - 17:26
Campanha “SALVA VIDAS” alerta: Portugueses NÃO reconhecem os sintomas do cancro do intestino
- População desconhece os sintomas do cancro do intestino
- Campanha de rastreio decorreu até final de outubro nas Farmácias Holon
Durante os meses de setembro e outubro, 63 Farmácias Holon e a Europacolon Portugal promovem o rastreio do cancro do intestino através da Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes, com o apoio dos Laboratórios Joaquim Chaves.
“É um processo simples, sem dor, e que pode salvar vidas! Este método identifica a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes que resultam do sangramento de um tumor ou de pólipos no intestino. Em caso de um resultado positivo, a pessoa é imediatamente encaminhada para o médico para a realização de uma colonoscopia”, explica Joana Brito, Farmacêutica e responsável pela implementação deste projeto a nível nacional.
“Se sentir alteração do trânsito intestinal, como diarreias ou obstipação constantes, dor abdominal sem explicação ou se identificar sangue nas fezes, emagrecimento e/ou cansaço sem motivo aparente, deve fazer o rastreio”, alerta o presidente da Europacolon, Vítor Neves.
O cancro do intestino é uma das doenças oncológicas que mais afeta os portugueses! O número de casos diagnosticados aumentou de 7.000 para 10.000 nos últimos anos.