ALIMENTAÇÃO NA DOENÇA HEMORROIDÁRIA

Quinta, 11 de Agosto de 2022 - 10:10

Uma dieta rica em fibra alimentar e uma ingestão de líquidos adequada são essenciais para o ajudar no tratamento e alívio dos sintomas. Mas também é preciso ter em atenção que há alimentos a evitar.

Existem várias causas para o desenvolvimento de hemorroidas, tais como a obesidade, a obstipação, diarreias crónicas e uma alimentação desequilibrada.

De forma a promover o alívio e tratamento de sintomas, deve existir uma ingestão de alimentos ricos em fibras. Estes estimulam a atividade das bactérias benéficas do nosso intestino e têm um efeito benéfico em todo o sistema digestivo, nomeadamente, na regulação do trânsito intestinal, na fluidez e expulsão das fezes e na redução do risco de sangramento.

Para prevenir o desenvolvimento de hemorroidas ou melhorar sintomas, pratique uma alimentação saudável, variada e equilibrada. Inclua diariamente cinco ou mais porções de frutas frescas e produtos hortícolas, sementes, frutos secos e oleaginosos e não se esqueça de ingerir entre 1,5L a 2L de água, de infusões ou de águas aromatizadas em casa sem açúcares adicionados. Adote um estilo de vida ativo, praticando uma atividade física, que lhe dê prazer, com regularidade, evitando o esforço excessivo na região pélvica.

ALIMENTOS A EVITAR

Por outro lado, existem alimentos que podem agravar as hemorroidas. Falamos de alimentos excessivamente condimentados e picantes, de alimentos e bebidas ricas em cafeína e em álcool. Para além destes, ainda a ingestão de alimentos ricos em gorduras prejudiciais à saúde (saturadas e trans), alimentos ácidos, salgados, processados e fritos.

 

Leia o artigo completo na sua Revista H56 .