
ALEITAMENTO MATERNO: A PRIMEIRA VACINA DO BEBÉ
Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 16:51
Barato, prático e conveniente, o aleitamento materno tem inúmeras vantagens para a saúde do bebé e da mãe. Por isso mesmo, é o alimento recomendado pela OMS nos primeiros meses de vida.
«O leite materno é a primeira vacina de um bebé, a primeira e melhor proteção que pode ter contra doenças e outros problemas de saúde», refere a UNICEF Portugal.
Além de ser um alimento natural, nutricionalmente completo e de grande complexidade biológica, o leite materno apresenta uma melhor digestibilidade e biodisponibilidade dos nutrientes, como o cálcio e o fósforo. Promove um melhor desenvolvimento cognitivo, menor incidência e/ou gravidade de infeções de foro gastrintestinal, respiratório e urinário, confere proteção de algumas alergias e uma melhor resposta à vacinação.
Para a mãe também há vantagens: rápida recuperação pós-parto, a involução mais célere do útero, redução do risco de hemorragia, retarda o aparecimento da menstruação após o parto e contribui para uma menor incidência de algumas patologias no futuro, como o cancro da mama, do ovário, osteoporose, Diabetes tipo 2 e Artrite Reumatoide.
De realçar ainda a ligação emocional entre mãe e filho, que se estabelece durante a amamentação e que contribui para uma menor incidência de depressão pós-parto, aumentando o bem-estar e a confiança da mãe.