ACOMPANHAR A COMUNIDADE SÉNIOR

Quinta, 18 de Abril de 2024 - 11:21

O Projeto Radar vem atender às necessidades de uma população cada vez mais idosa, estreitando laços e aproximando a comunidade. As Farmácia Holon Campo Grande e Holon Morais Soares integram este projeto de proximidade e contribuem para a promoção de bairros mais solidários, comunicativos e atentos à população.   

Nascido no âmbito do Programa “Lisboa Cidade para Todas as Idades”, o Projeto Radar pretende «aprofundar o conhecimento da situação das pessoas com 65 ou mais anos (65+) em situação de isolamento social e solidão não desejada, com base no estabelecimento de uma parceria colaborativa entre organizações com responsabilidade nesta área de intervenção, como é o caso da Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Administração Regional de Saúde, o Instituto da Segurança Social-Centro Distrital de Lisboa, a Polícia de Segurança pública, a GEBALIS – Empresa Municipal responsável pela gestão dos Bairros sociais de Lisboa, o Regimento de Sapadores de Bombeiros e as juntas de freguesia da Cidade”, começa por explicar Mário Rui André, Diretor da Unidade de Missão “Lisboa Cidade de Todas as Idades”. 

Comunidade mais atenta e participativa 

O responsável explica que o projeto consiste num trabalho de «integração e partilha de informação de diferentes agentes da Rede Social de Lisboa em coordenação com outros agentes que atuam enquanto radares comunitários, nomeadamente, o comércio local - farmácias, os cafés, as padarias, as cabeleireiras, entre outros». Atualmente, estão integradas mais de 37 mil pessoas, sendo o objetivo chegar às 45 mil, até 2026. «No seu máximo esplendor, o Projeto Radar deverá constituir-se como um instrumento de cidadania ativa, em que todos os cidadãos da cidade estam atentos ao que se passa à sua volta, no seu prédio, na sua rua e no seu bairro, constituindo micro redes de atenção e suporte social, reforçando assim a coesão social da cidade», afirma Mário Rui André. Em setembro de 2023, «as bases do Projeto Radar serviram de inspiração para o Programa Radar Social, dinamizado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e que já levou à criação de 278 equipas técnicas multidisciplinares para implementação de projetos piloto, em Portugal continental, com a duração de 27 meses», remata, com orgulho, o responsável.  

 

Saiba mais na sua revista H65, disponível na sua Farmácia Holon.