
Ácidos: o ingrediente secreto
Quinta, 16 de Março de 2023 - 12:15
Ácido retinóico, ácido glicólico ou ácido ascórbico. Cada tipo de ácido assume uma ação benéfica na sua pele. Ajudamo-la a conhecer as diferentes opções para fazer a escolha certa!
Vários ingredientes têm “ácido” no nome, mas nem todos são agressivos para a pele. O Ácido Retinóico, também conhecido como Tretinoína, é derivado da vitamina A. Este ácido estimula a produção de colagénio, tem um papel importante na redução de manchas, na iluminação da pele e é também utilizado para o tratamento de acne. Deve ser usado no período noturno. Existe ainda o Ácido Salicílico que promove uma descamação suave da pele, reduz o processo inflamatório, melhora a textura e reduz poros visíveis. Também regula a oleosidade da pele e controla a acne, deixando a pele mais uniforme.
Falar em Ácido Glicólico, derivado da cana-de-açúcar, é sinónimo de propriedades esfoliantes, hidratantes e que atua contra radicais livres. Promove a síntese de colagénio e facilita a penetração de outros ativos na pele. É, por isso, um dos ácidos indicados para cicatrizes de acne, estrias e rejuvenescimento.
Os antioxidantes também podem ser ácidos. Um dos mais conhecidos e patenteados é o Ácido Ascórbico (vitamina C). Dos inúmeros benefícios destaque para a sua ação sobre os radicais livres – poluição, má alimentação, tabagismo -, o combate ao envelhecimento precoce e o estímulo à produção de colagénio e elastina. Além disso, o Ácido Ascórbico possui ação fotoprotetora, deixando a pele mais luminosa.
QUEM TEM A PELE SENSIVEL PODE USAR?
O Ácido Hialurónico, produzido pelo próprio organismo, mantém a pele elástica e hidratada. Com o tempo, a produção deste ácido vai diminuindo e a sua reposição é essencial para evitar rugas e flacidez. Este ácido destaca-se por manter a hidratação, trazer mais vigor e recuperar a densidade da pele. Não tem qualquer propriedade esfoliante, podendo ser usado mesmo por pele mais sensível.
Apesar de descamarem com maior facilidade e ficarem reativas com maior frequência, as peles sensíveis podem utilizar ácidos na rotina de cuidados com o rosto. Contudo, é preciso optar pelos produtos correto e ter atenção à frequência de uso, a qual deverá ser otimizada conforme a tolerância da pele.
Isabel Conceição
Farmacêutica Holon
Saiba mais na Revista H59